Você sabia que um ar condicionado produz até 20 litros de água por dia? Você já deve ter visto ar-condicionado pingando, mas já imaginou em como aproveitar aquela água? É verdade que ela é imprópria para consumo, mas muito própria para a limpeza da casa, lavagem do carro, regar as plantas e várias outras utilidades domésticas. Afinal, em tempos de valorização do meio ambiente e crises hídricas recorrentes, evitar o desperdício de água é economia no bolso e uma verdadeira declaração de amor à natureza. Veja como o reaproveitamento da água do ar-condicionado pode ajudar no dia a dia da sua casa.

Sustentabilidade: 4 formas de reaproveitamento da água do ar-condicionado

1 – Use baldes para recolher os pingos de água. É verdade que eles não deveriam estar ali: as gotas deviam ser recolhidas pelo sistema de drenagem do equipamento, mas geralmente isso não acontece. Em Brasília um lavador de carros há 5 anos usa baldes para o reaproveitar a água do ar-condicionado e fazer o seu trabalho: por dia ele chega a recolher 15 baldes de 18 litros. A prática ecológica rende a ele 270 litros de água diários, que ele utiliza para lavar os carros.

2 – Na Paraíba um morador do sertão fez uma engenhoca caseira o reaproveitamento da água do ar-condicionado e limpar a casa com ela. A mangueirinha do ar condicionado é conectada diretamente ao coletor de água, feito, basicamente, de um cano de esgoto em PVC nº 100 ou nº 150, 2 tampões com liga de vedação, uma torneira de plástico de jardim acoplada na parte inferior do cano, e um pano fino para evitar a entrada de mosquitos no suspiro. Preso à parede com braçadeiras parafusadas, ele recolhe até 10 litros de água diariamente.

3 – No Recife uma moradora descobriu que a infiltração na parede de casa vinha da água do ar condicionado. De uma forma muito simples, ela colocou uma mangueira para o reaproveitar a água do ar-condicionado ligada a um garrafão de 20 litros. Surpresa, viu que na manhã do dia seguinte ele estava quase cheio. Hoje ela recolhe até 40 litros dos dois aparelhos que tem em casa, cerca de 1.000 litros por mês, que usa para limpar a casa e regar as plantas.

4 – No Paraná uma escola amiga do meio ambiente também faz o reaproveitamento da água do ar-condicionado das salas de aula para a limpeza local e jardinagem. De acordo com o projeto, cada aparelho de 12.000 BTUs gera em média 300 ml de água por hora, 3,6 litros se ficar ligado das 7h às 19h. A escola fez um sistema em que a tubulação de recipientes plásticos fica interligada às mangueiras de dreno dos oito aparelhos, recolhendo a água.

 

O Reaproveitamento da água do ar-condicionado gera diversos benefícios

O reaproveitamento da água do ar-condicionado gera diversos benefícios ao meio ambiente e também ao bolso. Em termos ambientais, ela inibe o acúmulo de água para a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, diminuição na contribuição da água direcionada para drenagem urbana, reduz a quantidade de água retirada dos mananciais e ainda promove a prática da educação ambiental.

Economicamente, uma casa com dois ares condicionados gera em torno de 1.000 a 1.200 litros de água para reuso na limpeza doméstica em geral, o que também contribui para uma taxa da conta de água menor, colaborando para um orçamento doméstico mais sustentável.

Por outro lado, no cenário urbano o reaproveitamento da água do ar-condicionado, uma vez incentivada nos grandes centros de comerciais, por exemplo, evita danos aos pedestres devido ao gotejamento nas calçadas, que a deixa escorregadia e muitas vezes gerando tanto limo quanto acúmulo de sujeiras, além de poder danificar as marquises de prédios.

Apesar de o gotejamento de ar condicionado na maior parte das vezes se dever à falta de uma manutenção eficiente e de em algumas cidades, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, ser passível de multa, a educação ambiental do reaproveitamento da água do ar-condicionado poderia funcionar onde a fiscalização é falha.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *